8 dicas para deixar sua casa ainda mais iluminada

Um apartamento ou casa iluminada pela luz do sol faz toda a diferença. Mas, nem sempre isso é possível. Mas, o que poucas pessoas sabem é que há maneiras de iluminar aqueles cômodos que são mais escuros. E isso, sem precisar de reformas no local. Alguns truques que ajudarão a iluminar o ambiente de uma maneira simples e sem gastar muito. 

E não precisa muito. Basta uma mudança em alguns móveis ou na cor da parede para perceber a diferença na iluminação do lugar. Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer parte da casa e são super fáceis de fazer, confira!

Como iluminar o ambiente sem gastar muito

Use espelhos

Espelhos ficam ótimos em qualquer decoração, e eles tem várias funções além de apenas enfeitar a casa. Eles são capazes de dar a impressão de um ambiente maior e por conta do seu reflexo, eles também iluminam mais os cômodos. Escolha o seu favorito e pendure na parede agora mesmo! E dá para agregar na decoração. No mercado há diversos modelos.

Pinte as paredes de branco

Paredes de cores claras também conseguem refletir as luzes do cômodo, por isso, o ideal é pintá-las de branco ou tons próximos a esse. Sem falar que é impossível errar na pintura e ela fica ótima com qualquer tipo de móvel.

Use cortinas leves

Esqueça as cortinas pesadas, pois elas dificultam que a luz natural entre pelas janelas. Se está buscando por um ambiente iluminado, o ideal é apostar nos modelos leves e em cores como branco. Em ambientes como sala, cozinha e banheiro, muitas vezes elas são desnecessárias. Se quiser ou precisar usá-las, uma dica é escolher tecidos mais leves, como o voil ou linho. Assim, mesmo fechadas elas não bloqueiam completamente a luminosidade.

Você também pode optar por modelos de cortinas que não sejam muito volumosos e possam ser abertos por completo. Uma sugestão é usar persianas, que permitem um controle bem preciso da quantidade de luz que entra no cômodo.

Desobstrua passagens de luz natural

Outro erro comum é ter barreiras físicas em frente das entradas de luz da sua casa. Se você tem um móvel cobrindo a janela, por exemplo, avalie se não é possível tirá-lo dali. O ideal, inclusive, é manter os ambientes mais clean, evitando o excesso de mobiliário. Móveis grandes, especialmente se forem opacos e escuros, atrapalham a passagem de luz.

O mesmo vale para o exterior da sua casa ou apartamento. Caso haja árvores ou arbustos bloqueando a entrada de sol pelas janelas, verifique a possibilidade de aparar alguns galhos. Tenha sempre cuidado, no entanto, para não prejudicar o desenvolvimento da planta. Afinal, ter verde ao redor de casa é um privilégio!

Tire aquela parede que impede a luz

Paredes que dividem e aperta… Cozinha fechada, salas separadas, corredores compartimentados. Sabia que os espaços pequenos, mesmo que tenham uma janelinha, vão sempre dar a sensação de serem mais escuros do que são? Então, se puder acabe com o máximo de paredes possível. Deixe a luz entrar sem obstáculos!

Um bom projeto de design de interiores vai ajudá-lo a otimizar os ambientes e a achar uma solução ótima para manter a coerência funcional num espaço onde as paredes foram abolidas. Uma divisória que estabelece uma fronteira, mas deixa passar a luz é uma sugestão sempre útil que, se for bem executada, vai permitir uma melhor distribuição da luz natural por todo o cômodo.

Use prateleiras em vez de armários fechados

Não use armários fechados, pois eles trazem um ar pesado para o ambiente, dificultando a entrada de luz. Opte por prateleiras perpendiculares a janela, para não bloquear a iluminação natural. Obviamente, que em alguns lugares, como na cozinha por exemplo, e nos quartos, é necessário usar alguns armários fechados, mas, para iluminar esses locais, basta seguir as dicas de evitar mobílias nas cores escuras. 

Seguindo as técnicas de cores mais claras e móveis na mesma linha isso vai contribuir e muito. Lembre-se, essa dica vale para qualquer móvel da casa. Quanto mais escuros eles forem, menos iluminação eles trarão para o ambiente, pois deixarão o cômodo pesado. A ideia é dar preferência para tons brancos, cinza ou bege.

Aposte em tons metálicos ou feitos de acrílico e vidro

Quer trazer ainda mais elegância e estilo a sua casa? Móveis e objetos de decoração com detalhes metálicos ou, até mesmo, feitos de vidro ou acrílico são a escolha certa. Dessa forma, eles irão clarear o ambiente, já que refletem a iluminação natural.

Seja minimalista

Esqueça aquelas salas com várias coisas entulhadas, pois esse é o momento perfeito para se livrar de tudo que não usa mais. Isso vale até mesmo para objetos decorativos que não combinam mais com o ambiente. Afinal, quanto menos coisas, mais luz e mais espaço você terá.  Então, se você tem uma mesa de centro muito volumosa e com muitas pernas, ela pode estar pesando visualmente na sua sala de estar. A solução é apostar em mobílias de formatos mais leves. Mesas e poltronas que deixam o chão visível, por exemplo, vão fazer seu ambiente parecer mais iluminado.