Como conseguir o emprego dos seus sonhos

Você trabalha com o que gosta? No local que você sempre sonhou? Se a resposta para as duas perguntas é “não”, talvez você precise reavaliar o ponto onde se encontra na sua carreira.

Nesse artigo queremos dar dicas para quem quer conseguir o emprego dos sonhos, e isso vale tanto para quem está trabalhando quanto para quem está fora do mercado de trabalho.

Emprego dos sonhos?

Em um país que sempre teve problemas de desemprego e baixos salários, pode parecer um pouco surreal falar em sonhar com a vaga de emprego perfeita, no local desejado e com um salário alto. 

Sem contar que no Brasil muitos trabalhadores “sonham” simplesmente em ter um emprego e um salário para sustentar a família, abrindo mão de buscar trabalhar onde desejam para aproveitar as oportunidades em nome da necessidade.

Infelizmente, isso é o mais comum na maioria das casas dos brasileiros. Mesmo assim, todos temos vontades e sim, um trabalho dos sonhos. Aquele local e função onde gostaríamos de estar.

Mudança na carreira

Não é raro ver trabalhadores com carreiras sólidas mudando drasticamente sua área de atuação e buscando um trabalho que se sinta mais feliz e realizado. E isso nem sempre tem a ver com a busca por ganhos maiores. Pode ser simplesmente o desejo de trabalhar mais próximo da família ou então em uma área onde se tenha mais afinidade e interesse.

É bem comum ver mudanças drásticas de carreira e área de atuação entre profissionais, especialmente os que estão há muitos anos em uma área. Por exemplo: casos como advogados que param de exercer a função para começarem a trabalhar em áreas bem diferentes como vendas ou salões de beleza.

É esse o ponto deste artigo: mostrar que nem sempre o melhor emprego (do ponto de vista financeiro ou status) é a melhor escolha para quem tem um emprego dos sonhos.

Objetivos e prioridades mudam

Esse é um fator importante: nem sempre temos as mesmas metas. Elas podem mudar facilmente quando as nossas prioridades mudam, ou mesmo quando passamos a enxergar objetivos diferentes.

Um jovem, na sua época de estudante pode sim ter o sonho de se tornar advogado, e anos depois de exercer essa função, perceber que gostaria de trabalhar com uma área diferente. Esse tipo de troca de carreira é mais comum do que podemos ver!

E como conseguir um emprego dos sonhos

Se você tem muita vontade de trabalhar em um cargo, ou ter um certo salário, ou trabalhar em uma determinada empresa, vá em frente! Se essa é sua meta, você precisa correr atrás, por mais difícil que possa parecer.

Essa sem dúvidas é a principal dica para quem quer alcançar aquela vaga tão desejada. Veja mais algumas dicas:

Qualifique-se

Não importa se você está buscando o primeiro emprego ou a tão sonhada mudança na carreira, você precisa de qualificação. É importante buscar conhecimentos e quem sabe até uma formação para conseguir a nova vaga.

Lembra do exemplo fictício do advogado que mudou de área a abriu um salão de beleza? Nesse caso ele precisaria de cursos e tempo de prática para alcançar essa mudança tão desejada.

Talvez o seu cargo tão desejado precise de um currículo melhor ou totalmente diferente do seu atual. E para aumentar suas chances, vale a pena investir em cursos, sejam eles formações completas ou mesmo cursos livres.

Pense positivo

Pode até parecer clichê, mas é muito importante ser positivo, confiante e quase inabalável! As pessoas que partem em busca de uma mudança drástica, vão ouvir muitos conselhos e opiniões de pessoas próximas, e a maioria delas não vai ser nada motivacional.

Pais, familiares, amigos próximos… podem desencorajar a mudança, muito provavelmente por proteção e medo de que você faça a escolha errada.

Você quer essa mudança? É isso que move o seu coração? Então vá em frente, sempre positivo e filtrando o que vai ouvir.

Cuide da sua saúde

Saúde física e mental principalmente! Pode ser que o seu desejo de mudança na carreira e a enorme vontade de ir em busca do seu emprego dos sonhos, seja motivada por um grande desgaste mental.

Isso é bem normal se você se sente desgastado(a) e desanimado(a)no seu cargo atual. Se não existe mais aquela motivação para exercer tarefas que antes eram prazerosas, esse é um indício de que uma mudança pode ser ótima para você e para sua saúde.

O desgaste emocional mina a sua saúde, podendo trazer problemas indesejados como a depressão e ansiedade. Por isso, cuide-se!

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, faça atividades físicas regulares e procure bons hábitos como ler livros ou praticar hobbies. Lembre-se: corpo são e mente sã!

Pode até parecer um conselho estranho, mas pense: seu corpo é sua ferramenta de trabalho, então é preciso cuidar. Principalmente para focar na busca por sua tão sonhada vaga de emprego perfeito.

Bom, espero que você tenha gostado das dicas.