Como decorar a sala de estar?

Como decorar a sala de estar?

27 de March de 2020 Off By leticia

Se você começou a pensar em personalizar a sua casa, pode ser que o primeiro item da sua lista seja a decorar a sala de estar, pois este é, sem dúvida, um dos espaços mais importantes.

Provavelmente, é lá onde sua família se reúne à noite, onde você relaxa no fim de semana e onde seus convidados olham primeiro ao entrar em seu lar.

Embora a decoração de uma sala de estar seja sempre emocionante, ela também pode acabar se transformando em um grande desperdício de tempo, energia – e dinheiro – se você não se planejar, estabelecer prioridades e saber trabalhar com o que já possui.

Portanto, antes de mergulhar no processo de decorar da sua sala de estar, prepare-se com algumas dicas e truques. Vamos lá?!

Veja também:

Dicas antes de reformar a sua casa

Identifique seu estilo

Gaste tempo lendo blogs e revistas para encontrar o estilo que combine com o que você deseja para o ambiente. Acessar bancos de imagens para inspiração, como o Pinterest, também é um ótimo recurso! Você pode gostar de um estilo mais clássico, minimalista, rústico… As opções são infinitas!

Dica: Ao escolher itens para comprar, tente respeitar a linha do seu estilo. Se você escolheu decorar a sala de estar com um estilo tradicional, por exemplo, não compre um sofá moderno. Isso só criará confusão!

Mobília

Depois de determinar seu estilo, agora vem a parte divertida: comprar móveis novos! Comece com os itens de mobília maiores (sofás, poltronas, estantes, mesas de café etc.), pois eles ocupam mais espaço e são os pontos focais da sala de estar.

Esses itens costumam ser  mais caros. Por isso, é importante que eles se adaptem ao ambiente. A coisa mais importante a fazer é medir o espaço antes de comprar qualquer uma dessas peças. Você não quer que elas sejam muito grandes ou muito pequenas. Tente colocá-las mentalmente em alguns pontos diferentes e veja o que funciona melhor visualmente.

Também leve em consideração o fluxo de tráfego das pessoas.

Dica: Muitas vezes a melhor opção, ao invés de comprar, é reutilizar ou adaptar. Use o maior número possível de móveis antigos. Tente repensar o uso deles. Os sofás podem ser revestidos, as cadeiras podem ser pintadas, as mesas reformadas, etc. Muitas vezes, uma simples reforma pode fazer com que seus itens favoritos pareçam novos.

Paleta de cores

As cores ajudarão a decorar sua sala de estar. Um ambiente predominantemente colorido com tons claros de azul e verde terá um efeito calmante, enquanto que cores vibrantes (vermelho, amarelo, laranja) são energizantes. Tons de cinza trazem um aspecto sóbrio e moderno.

Escolha as cores que adorará ver todos os dias. Ou, se você quiser manter ou comprar uma obra de arte ou decoração importante, selecione uma paleta com base nas cores principais desse item.

Se você tiver uma ou duas cores dominantes em sua sala, tente repeti-las em vários itens no cômodo. Por exemplo, a cor do sofá e das almofadas pode ser repetida em outros acessórios, como luminárias e bancos.

Dica: Escolher a cor certa das tintas e papéis de parede é algo com o qual muita gente luta. E, se há algo que a maioria das pessoas faz de errado, o grande problema é escolher estes elementos primeiro. Defina suas peças de decoração da sala de estar e mobília mais caras e importantes primeiro, e depois escolha as cores da pintura com base nelas.

Vegetação

Um pouco de vida sempre fará com que sua sala de estar se torne ainda mais bela. Se você tem apenas o espaço para uma pequena suculenta ou se prefere investir tempo e energia em uma palmeira, não importa: considere adicionar uma planta ou duas em seu ambiente para dar aquele toque final.

Você também pode seguir os princípios do feng shui e escolher uma planta para sua casa que promova o equilíbrio e a boa sorte.

Dica: Por outro lado, não há nada de errado em optar por plantas falsas, uma vez que muitas parecem reais e exigem menos manutenção.

Obras de arte

Paredes e espaços muito vazios são um sinal de uma sala incompleta. Isso não significa que você precise preencher cada centímetro, mas é importante ter alguns itens de arte por ali. Não há necessidade de itens caros para criar uma aparência atraente e harmônica.

A designer Sasha Bikoff, de Nova York, disse uma vez ao MyDomaine – um dos principais sites de design e estilo de vida –  que você não precisa comprar “a obra de arte mais famosa de artistas conhecidos, já que está pagando principalmente pelo nome ou pela assinatura contida nela”.

Em vez disso, visite lojas de impressão online para obter uma maneira mais acessível de equipar sua casa com arte, por exemplo.

O que uma pessoa considera arte pode ser drasticamente diferente do que outra pensa. A melhor coisa a fazer é seguir seus instintos quando se trata do que você gosta. Deixe sua intuição te guiar.

Uma obra de um artista brasileiro relacionada às suas origens pode deixar a sala de estar com uma decoração mais exclusiva.

Dica: Coloque os itens artísticos em frente ao arranjo de assentos, para que seus convidados possam vê-los e a arte seja apreciada. Não os esconda.

Agora é com você!

Essas dicas podem ajudar você a decorar sua sala de estar e torná-la extremamente agradável. Seja seu estilo tradicional ou moderno, descontraído ou formal, ousado ou moderado, este local deve ser tranquilo e fazer com que todos sintam-se confortáveis. Ali você passará por bons momentos de alegria com amigos, familiares ou apenas sozinho.

As regras oferecem uma boa orientação, mas, no final das contas, você identificar o que funciona melhor no seu espaço e escolher o que for mais agradável aos seus olhos ao finalizar a decoração da sua sala de estar. Isso é o que conta mais!