Como realizar o sonho de financiar um imóvel

A compra de um imóvel próprio é um dos maiores sonhos dos brasileiros que desejam fugir do aluguel. No entanto, muitas vezes esse sonho é adiado, uma vez que nem todo mundo tem a possibilidade de adquirir sua própria casa pagando à vista. 

Nesse contexto, surge como uma alternativa viável o financiamento bancário para a compra de imóvel, que é como um empréstimo concedido pelo seu banco para que você possa pagar em um número determinado de parcelas. 

Assim, até mesmo as pessoas com rendas não tão altos estão conseguindo realizar a compra tão sonhado imóvel, possibilitando muita qualidade de vida para diversas famílias. 

Se você quer entender um pouco melhor sobre o financiamento bancário para comprar o seu imóvel, então confira o artigo de hoje. 

Nele, abordamos um pouco melhor sobre essa modalidade para a compra de imóveis e quais são os documentos necessários para que você possa ser contemplado. 

Não perca a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas. 

O financiamento bancário no Brasil 

O financiamento bancário tornou-se um principal alternativa que os brasileiros indiretos para a conquista do imóvel próprio. 

Ele é bastante interessante pois o comprador, embora tenha que efetuar um pagamento mensal pelo imóvel comprado, esse valor, diferente do que ocorre com o valor pago no aluguel, retornará em forma de um patrimônio. 

Hoje em dia, diversas instituições financeiras tem aberto oportunidades para o crédito imobiliário, e com isso, cada vez mais os juros estão diminuindo e possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao financiamento. 

Além disso, essa forma de pagamento muitas vezes permite que o comprador utilize o seu saldo do FGTS, o que possibilita abater uma boa parcela do valor total a ser pago. 

Ficou interessado em utilizar o financiamento bancário para a compra do seu tão sonhado imóvel? Então saiba que, além de preparar e analisar muito bem o seu orçamento para não entrar em dívidas, será necessário concluir algumas burocracias e estar munido de alguns documentos importantes. 

Documentos para financiar um imóvel

Agora que você já entendeu como funciona o financiamento de um imóvel, independentemente de fazer de forma direta ou através de uma imobiliária trazemos a seguir quais são os documentos necessários para o processo. Eles são divididos em documentos do comprador, do vendedor e do imóvel. 

Confira quais são:

Documentos do comprador

Os principais documentos solicitados ao comprador do imóvel são os de identificação como: RG, CNH ou de órgãos como CRM, OAB, etc. Também são solicitados o CPF, comprovante do estado civil e de endereço e certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. Este último pode ser emitido no site da Receita Federal.

Além disso, como é necessário que você ateste que tem condições de arcar com o financiamento, são solicitados também comprovante de renda familiar dos últimos seis meses de todos os integrantes da família com renda formal, declaração de imposto de renda – caso não seja isento -, carteira de trabalho e extrato de FGTS, caso você queira utilizá-lo como parte do pagamento. 

É muito importante que o valor da mensalidade do financiamento não ultrapasse o valor de 30% da renda do comprador. É uma forma de assegurar sua capacidade de pagamento. 

Documentos do vendedor

Para a solicitação do financiamento, também são analisados os documentos do vendedor. Geralmente, os documentos solicitados pelo banco são muito parecidos com os do solicitados ao comprador:

  • Documento de identidade 
  • CPF
  • Comprovante de estado civil (nascimento ou casamento)
  • Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais

Além disso, o vendedor pode ser tanto pessoa física, como jurídica. Neste último caso, são solicitados também documentos específicos, como carta com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes, certidão negativa de débito, contrato social registrado perante a Junta Comercial, certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais e no caso de a empresa possuir estatuto social ao invés de contrato social, é necessário apresentar ata de eleição da diretoria registrada na Junta Comercial.

Documentos do imóvel

No caso do imóvel, os documentos solicitados são:

  • Certidão Atualizada do Imóvel com Ônus e Ações, também conhecido por ser o registro do imóvel, com validade de 30 dias. 
  • Imagem Cadastral do Imóvel (BCI) que você pode conseguir na Prefeitura Municipal, através do Setor de Tributos
  • Habita-se, que pode ser conseguido também na Prefeitura com o setor de Obras

Nos casos de imóveis novos também são solicitados o ART, a Síntese do Memorial Descritivo e a Planta do imóvel.

Conclusão

No artigo de hoje você pôde entender melhor sobre finanças e financiamento bancário e quais os documentos são necessários que você apresente para ter direito a ele. 

Neste momento, também é importante que você possa contar com a parceria de uma imobiliária de confiança. Ela está munida de especialistas que, com certeza, poderão esclarecer todos os pontos e instruí-lo da melhor maneira. 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui para que possamos ajudá-lo. Aproveite e deixe também a sua sugestão para futuros. 

Até a próxima!