Como me casei na Itália

Como me casei na Itália

26 de janeiro de 2019 Off Por Genadi Santana

Quando decidi me casar, eu já sabia que queria casar na Itália. Seria meu casamento dos sonhos. Nesse post vou contar como foi a experiência de escolher o local.
O que não faltam na Itália são locais e cenário: castelos e cidades medievais, onde você ainda pode encontrar sabores e aromas tradicionais, cidades onde há um património artístico e cultural fora do comum e ainda belas praias e ilhas no mediterrâneo.

Seja qual for sua escolha, com uma recepção em grande estilo ou somente um evento mais reservado para poucas pessoas não é fácil decidir a cidade e o local.

A Itália possui famosas cidades conhecidas pela beleza, arquitetura e arte como Roma, Veneza, Verona, Florença etc … Museus ao ar livre que exalam arte e cultura, todos igualmente dignos de um casamento perfeito em um local refinado e simples ao mesmo tempo.

A primeira coisa que fiz foi uma lista de possibilidades de local, afinal era o casamento dos meus sonhos. Veja minha lista:

Casamento em um Castelo

Meu preferido! Meu casamento dos sonhos foi em um Castelo na Toscana.

Há algumas regiões da Itália conhecidas por seus castelos como o Valle D’Aosta, Piemonte,Trentino, a Toscana, entre outros. Ao escolher um castelo, deve-se contar com alguns particulares:

  1. Alguns castelos permitem que se façam casamentos civis, verifique se o que escolheu há essa possibilidade.
  2. Se além da cerimônia, você decide realizar um almoço ou jantar, tenha em conta que deverá pensar em tudo como cadeiras, buffet, decoração, etc. Pois na maioria dos hotéis, Villas, e hotéis fazenda esse serviço é ja incluído no preço, diferente do que acontece em castelos. Por isso casar em um Castelo pode sair salgado!
  3. Em um casamento no castelo é possível fazer cerimônia simbólica, religiosa católico protestante, e civil como explicado acima.

 

 

Casamento na praia

Para aqueles que amam a brisa do mar e a areia, uma ideia interessante é a de celebrar o casamento  na praia.

Embora não seja possível a celebração religiosa católica externa a lugares sagrados, é possível realizar uma cerimônia simbólica, religiosa católica protestante, e em algumas cidades.

Algumas cidades do litoral toscano oferecem essa opção e cada vez mais está aumentando o número de estabelecimentos que fornecem à noiva e ao noivo seu próprio espaço para celebrar o casamento na praia. O casamento poder ser feito diretamente na praia de num Hotel ou de um estabelecimento balneário.

Ainda pra quem gosta da brisa do mar, mas não quer se casar na areia, uma opção é um hotel com vista para o mar.

Há alguns espertinhos que já relataram querer casar na praia, mas em praia pública para pagar menos. Isso não é possível e a multa é enorme.

Um casamento ao ar livre só pode ser realizado nos meses mais quentes, portanto na Itália é entre abril e outubro.

Casamento com vista em cidades de arte

Muitas pessoas sonham com fotos perfeitas nas cidades mais românticas da Itália como Veneza, Roma e Florença. O casamento com vista geralmente é possível em hotéis com paisagem panorâmica da cidade ou em restaurantes.

Possível com casamento simbólico, religioso católico protestante, e em algumas cidades como Florença é possível em alguns hotéis.

Casamento em burgos medievais:

Para celebrar um casamento são indicados também as muitas cidades históricas, românticas e elegantes. Alias algumas cidadezinhas criam facilidades para casamento civil de estrangeiros, com preços bastante razoáveis. Porém ao mesmo tempo se escolher burgos muito famosos os preços podem bem altos.

Há belas igrejas até mesmo antigas e muito particulares onde é possível realizar a cerimônia religiosa. Veja apenas se não são desconsagradas.

Casamento em uma vinícola ou Hotéis Fazenda (agriturismo)

O casamento em hotéis fazenda é muito comum na Itália, mais ainda para estrangeiros que se casam aqui, pela facilidade de se hospedar no mesmo local do casamento.

O casamento em hotel fazenda, em geral, requer uma estadia mínima de 2 dias. Já em alguns outros é possível somente realizar a cerimônia sem pernoite quando o casal tem poucos convidados.

Outra coisa para se levar em consideração é fechar a exclusividade do local, ou seja, ocupar todo o hotel com seus convidados, os custos diminuem.

Casamento em uma gôndola

Em Veneza é possível fazer uma cerimônia simbólica em uma gôndola. Não é nada econômico, mas pode realizar o sonho cheio de romantismo de muitas mulheres.

Não tenho fotos de um casamento lá, mas dá pra ter uma idéia de como pode ser inusitado.

Os tipos de casamento:

  • Cerimônia religiosa católica: os casamentos católicos na Itália são somente realizados em igrejas e por isso é necessário conseguir toda a papelada burocrática para casar na igreja. Depois encontrar uma igreja bonita na cidade dos seus sonhos. Se quer se casar em uma Villa, verifique se a capela é consagrada e há um padre responsável! Muitas capelas em vilas e hotéis fazenda são desconsagradas.
  • Cerimônia religiosa católica protestante: pode ser realizada em qualquer lugar, em uma capela, em uma Villa ou em um hotel, e não há burocracia.
  • Cerimônia simbólica laica ou religiosa protestante: pode ser realizada em qualquer lugar, em uma capela, em uma Villa ou em um hotel.

Esses foram os detalhes de como realizei meu sonho de casa na Itália. Contei com a ajuda dessa agência.

Escrito por Silvia Tamberini, 29 anos, advogada.