Como realizar o sonho de viajar para o exterior

Inúmeras pessoas têm o sonho de viajar para o exterior, afinal, esta é uma grande oportunidade para conhecer pontos turísticos famosos, fazer passeios incríveis, viver experiências inesquecíveis e muito mais.

No entanto, para que este sonho seja realizado, é de suma importância, antes, fazer um ótimo planejamento.

Por isso, no artigo de hoje, nós iremos te apresentar os principais pontos para levar em consideração ao planejar uma viagem internacional, de modo que o seu sonho de viajar para o exterior possa ser realizado da melhor maneira possível!

Vamos lá?

Principais dicas de planejamento para realizar o sonho de viajar para o exterior

Orçamento

O primeiro e principal ponto que você precisa considerar ao planejar a sua viagem ao exterior é o orçamento. Isso porque, uma viagem para fora do país geralmente não é algo tão barato assim.

Portanto, em seu planejamento, é fundamental que você faça todas as pesquisas necessárias, veja os valores médios de passagens, hospedagem, transporte, alimentação, ingressos, etc. e anote tudo em uma planilha ou em um caderno.

Dessa forma, você terá uma visão mais clara e realista da quantia que precisará para realizar o seu sonho de viajar para o exterior.

Além disso, leve uma quantia extra, principalmente se crianças forem viajar com você. Não viaje com o dinheiro “no limite”, contado, tenha uma “gordurinha”. 

E para ter o dinheiro necessário para a sua viagem, é importante que em seu dia a dia você economize, corte gastos supérfluos/desnecessários e invista uma certa quantia, claro, desde que você tenha conhecimento sobre isso.

Assim, será mais fácil e menos demorado para você atingir o orçamento necessário para a sua viagem dos sonhos.

Seguro viagem

Ao viajar para o exterior (ou qualquer outro lugar), problemas e imprevistos podem acontecer e, dependendo da situação, eles podem ser bem “pesados” para o seu bolso, por exemplo, se você ou algum familiar precisar de atendimento médico lá fora.

Por isso, durante o planejamento da sua viagem internacional, contrate um bom seguro viagem.

Dessa forma, você terá um item que te dará suporte e oferecerá coberturas em caso de adversidades no exterior ou até mesmo no aeroporto (ex: bagagem extraviada).

Documentação

A menos que você viaje para um país da América do Sul, você precisará de um passaporte válido para poder viajar ao exterior.

Além disso, dependendo do país que você pretende ir, talvez seja necessário também um visto e/ou uma carteira internacional de vacinação e profilaxia (CIVP).

Portanto, ao planejar a sua viagem internacional, verifique quais documentos você precisará levar para poder viajar para o exterior.

E se você não tem alguma documentação necessária, busque emiti-la o quanto antes. Não deixe para última hora.

Já pensou se, depois de tanta espera, você perde a sua viagem dos sonhos por causa da falta de documentação? Seria decepcionante, não é mesmo?

Passagem aérea

Outro item que você precisa se atentar para realizar o sonho de viajar para o exterior é a passagem aérea, afinal, você precisará dela para poder embarcar rumo ao destino.

Sendo assim, com antecedência, vá pesquisando os valores das passagens, compare os preços em sites como Skyscanner, Viajanet e Kayak, e compre-as quando estiverem com um valor que você considere justo e claro, que caiba no seu bolso.

Hospedagem

Ao viajar para o exterior, você precisará de uma acomodação para ficar, pode ser um hotel, um resort, um Airbnb, um hostel, uma pousada… opção é o que não falta.

Por isso, pesquise bastante durante o seu planejamento, avalie as características e vantagens de cada hospedagem (estrutura, conforto, comodidade, etc.), veja os comentários de pessoas que já ficaram nas acomodações e escolha aquela que mais tenha a ver com o seu perfil.

Moeda estrangeira

Dólar, euro, libra, peso, iene… alguma dessas moedas você precisará para a sua viagem internacional.

Por isso, novamente com antecedência, vá acompanhando o câmbio e trocando os seus reais pela moeda estrangeira em uma casa de câmbio ou em seu banco.

Porém, não faça isso de uma vez só. Compre a moeda estrangeira aos poucos, de maneira fracionada.

Assim, você terá mais oportunidades de economizar e de pagar um bom preço médio final pela moeda, isso porque, o câmbio varia bastante e, um dia pode estar interessante, e no outro não.

Além disso, não leve somente dinheiro em espécie. Tenha também um pouco em um cartão pré-pago ou em um cartão de crédito – só tenha cuidado com este último, não use-o com frequência por causa do IOF – Imposto sobre operações financeiras.

Roteiro

O sonho de viajar para o exterior passa muito também pelo roteiro, afinal, é com base nele que você definirá quais lugares conhecer, quais passeios fazer e assim por diante.

Portanto, ao planejar a sua viagem internacional, não deixe de montar um belo roteiro para que você possa aproveitar cada momento no destino.

Só não exagere, monte um roteiro que seja realista e que você consiga seguir. Caso contrário, se você colocar inúmeras atividades por dia, pode ser que você não consiga cumpri-las e você pode se sentir frustrado por isso.

Portanto, seja realista e aproveite cada lugar, cada atração e cada passeio o tempo que for preciso. 

Estacionamento

Para encerrar, separamos uma dica para o dia que você for viajar.

Se você optar por ir com seu carro até o aeroporto, é importante que, durante o seu planejamento, você reserve uma vaga em um estacionamento para deixar o seu veículo.

No entanto, em vez de reservar uma vaga no estacionamento oficial do aeroporto, procure uma opção que fique próxima dele.

E sabe por quê? Porque assim você conseguirá uma boa economia com as diárias e o mais importante, o deixará em um local seguro, de confiança.

Então, por exemplo, se você mora em São Paulo, vale a pena pesquisar antes de viajar por estacionamentos próximos ao aeroporto de Guarulhos.

Assim, você deixará o seu veículo em um local seguro e não precisará gastar uma fortuna com o estacionamento.

Dicas bônus

  • Pesquise bastante sobre o destino. Hábitos, costumes, tradições, leis, regras, cultura, curiosidades, etc.;
  • Aprenda um pouco do idioma local para conseguir “se virar”;
  • Avalie qual tipo de transporte mais compensa utilizar no destino;
  • Faça suas malas sem exagerar, seja objetivo e estratégico em suas escolhas;
  • Compre um chip internacional para ter internet;
  • Chegue com pelo menos três horas de antecedência no aeroporto;
  • E claro, aproveite cada momento!

E então, pronto para realizar o sonho de viajar para o exterior? Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado.