Lava louças: Como escolher a ideal

Se existe um trabalho que tira a paciência de todas as pessoas e é contínuo, é a lavagem da louça. Não existe casa que não necessite de, pelo menos, alguns minutos diários de esfregões. Um item que supre esse problema é a máquina de lavar louça, mas devido a cultura brasileira ela ainda é pouco usada. 

Em países vizinhos, como nos Estados Unidos, dificilmente se encontra uma residência sem o equipamento, que também é usado como um armário e deixa as peças impecáveis com um sabão especial e água quente. Quem conhece as vantagens da máquina e deseja investir em um exemplar, confira algumas dicas que irão ajudar:

Pense no espaço

O espaço é um fato importante para comprar uma máquina de lavar louça, pois além de seu tamanho físico, que deve caber juntos aos demais itens de uma cozinha e com alguns centímetros para não esquentar, ela também necessita de uma instalação especial. Para que funcione com perfeição é crucial a torneira, cano de esgoto e tomada, todos com uma curta distância. Além disso, é preciso um profissional para fazer o processo, caso o equipamento seja o primeiro a ser usado, para que não ocorram vazamentos.

Quantidade de serviços

As lava-louças contam com diversas modalidades de serviços, que vão do 6 ao 14. Os números representam a quantidade de itens que podem ser lavados ao mesmo tempo, logo uma lavadora de 8 serviços, por exemplo, é capaz de receber 8 itens de cada, como prato, xícara, pires, copos e talheres.

Esse ponto diz respeito a quantidade de louça usada e pessoas que vivem no local. Para as residências menores e para casais, é possível obter um exemplar com mais serviços e usar como armário, para poupar espaço na cozinha.

Pense nos gastos

Ao obter uma lava louça 8 serviços ou qualquer outra é indispensável verificar sua classificação, que varia em A e E. Os equipamentos da categoria A gastam a menor quantidade de energia elétrica possível, enquanto os E são mais gastões. Já no quesito água, ela reduz o gasto de forma visível, sendo perfeita para evitar o desperdício.

Obviamente o gasto varia com o uso e também as formas como funcionam suas atividades, quem espera ela ficar completa para lavar poupa recursos, assim como em uma máquina de lavar roupa.

Pense na marca

Quem pretende aliar o melhor custo-benefício deve colocar a marca como um quesito de compra, pois ela é capaz de garantir a qualidade e também a durabilidade do equipamento. Como é de uso frequente e grande investimento, é essencial contar com as empresas que são uma referência no mercado. Dentre as mais bem avaliadas pelos consumidores estão Brastemp, Electrolux, Midea e Philco, as demais possuem preços reduzidos ou são novas no mercado.

Agora que sabe quais referências devem ser pensadas antes de comprar uma máquina lava louças, só precisa optar por uma loja que conta com as melhores marcas reunidas, facilidade de pagamento e alta confiabilidade entre os clientes.