Como mudar a decoração e gastar pouco?

Às vezes, para mudar a decoração de um ambiente como sala ou quarto você precisa pensar fora da caixa para evitar grandes gastos. Não é necessário investir em uma pintura pesada ou mesmo na troca da mobília para conseguir o efeito desejado. Por isso, vamos apresentar aqui algumas dicas de como mudar a decoração e gastar pouco.

A primeira coisa que você precisa fazer é pegar um papel e lápis e tentar representar o cômodo atual e o que pretende mudar. Você pode ainda usar algum programa online para avaliar as alterações e como a decoração ficaria após pronta, evitando que fique frustrado com o resultado final.

Você pode também usar o Pinterest para se inspirar em modelos já prontos e adicionar elementos individuais para dar uma personalidade própria ao ambiente, mudando assim a decoração, mas preservando as suas características nela.

Pequenas mudanças que alteram a decoração de ambientes

Engana-se quem acha que para mudar drasticamente um ambiente precisa remover paredes, portas/ janelas, trocar todos os móveis ou ainda que este sonho só pode ser conquistado com a ajuda de um profissional.

Pequenas inclusões ou mudanças no local permitem mudar a decoração e gastar pouco. Como? Explicaremos a seguir.

Decoração com papel de parede

Talvez você ainda não tenha experimentado o poder que este tipo de material tem em dar uma cara nova ao ambiente. Seja para um quarto infantil, para um corredor ou mesmo a sala de TV, a inclusão de adesivos decorativos permite mudar totalmente a decoração e dar um aspecto mais intimista ao ambiente.

mudar a decoração

Você pode ainda fugir dos modelos tradicionais e fazer uma decoração com frases importantes, contextualizadas, como são as falas célebres de filmes em uma sala de TV ou ainda o uso de rótulos para embalagens famosas em um balcão usado como bar.

Vale ainda colocar alguns elementos no corredor da casa ou mesmo decorar o quarto infantil com uma concepção exclusiva, mesclando entre os vários ídolos da criança.

Inclusão de espelhos

Os apartamentos pequenos encontraram no espelho uma solução para ampliar a profundidade dos espaços, principalmente na sala de entrada do imóvel. Você pode adotar essa solução em sua residência para conseguir esse mesmo objetivo.

É possível ainda usar espelhos nas paredes do fim dos corredores. Você pode optar também por incluir modelos menores com molduras diversas na extensão do ambiente, criando uma composição mais exclusiva.

Mudança na iluminação do cômodo

Este é outro objeto que muda completamente o charme do ambiente com baixo custo. Você não precisa investir em luminárias mais caras como aquelas vistas na TV. 

É possível encontrar objetos usados que estejam dentro da decoração que você pretende fazer no ambiente. Por isso, antes de passar o cartão, tente avaliar qual é o sentimento e expressão que pretende colocar no ambiente.

Por exemplo, uma sala de estar / jantar pode merecer um lustre maior e de maior destaque, enquanto que um corredor pode receber uma pequena luminária (aquela da Pixar) ou a sala de TV pode ter uma iluminação mais leve, com uso de leds e outras opções com luzes de menor intensidade.

Fotografia

Para fechar as nossas dicas de como mudar a decoração e gastar pouco você pode usar fotografias de familiares ou de celebridades que goste compondo uma parede com determinado tema.

Podem ser, inclusive, posteres com um tema pré-estabelecido ou artes feitas pelos filhos.

Você pode ainda pegar algumas destas imagens e colocar em uma moldura, dando maior destaque para elas.

Esta solução funciona bem para sala e para decoração de corredores. Se for usar moldura, tome cuidado apenas para padronizá-la com formato e cor, mesclando em diversos tamanhos para criar uma obra bem harmônica.

Estas são as nossas dicas para quem quer alterar o ambiente, mas não sabe como mudar a decoração e gastar pouco. Aplique aquela que achar mais conveniente e depois nos diga o que achou da decoração final.

Além deste tema, aqui você pode conferir também:

Como transformar o seu quarto em uma suíte?

Quais tipos de sofás são indicados para apartamentos pequenos?