Sonho de conseguir um estágio: um guia para se preparar para o mercado

Sonho de conseguir um estágio: um guia para se preparar para o mercado

13 de February de 2020 Off By Genadi Santana

Grande parte da experiência da faculdade está no aprendizado concreto que você vai adquirir por meio de estágios. Eles vão servir para colocar em prática tudo que você está aprendendo no seu curso, para fazer bons contatos profissionais para vida e também para sair preparado para o mercado de trabalho. Quem sabe até com uma vaga garantida no local em que você estagiou em algum momento durante a graduação. 

Se você está se perguntando então como conseguir um estágio, vamos te ajudar com algumas dicas práticas ao longo deste guia! Para conseguir um estágio em Direito, Pedagogia, Engenharia, Letras ou Jornalismo, por exemplo, é preciso construir uma boa trajetória na universidade, e não apenas se preocupar com o currículo e em se sair bem nas entrevistas. 

Confira no nosso guia algumas dicas e informações que vão te auxiliar muito a conseguir um estágio na sua área!  

Faça atividades extracurriculares na faculdade 

Como dissemos, a preparação para conseguir um bom estágio inicia na sua trajetória na universidade, que começa no momento em que você inicia as aulas no seu curso de graduação. 

A época da faculdade é um ótimo momento na sua vida para você experimentar atividades e desenvolver as habilidades que você tem mais afinidades e desejo de aprimorar. Também é o período ideal para você fazer trabalhos voluntários, seja dentro ou fora da universidade. 

Dentro da universidade, é possível se engajar na empresa júnior do seu curso, caso exista, em grupos de pesquisa de iniciação científica, na organização de eventos estudantis e em outras atividades nas quais você coloque suas habilidades em prática. 

Tudo isso vai contar muitos pontos na hora de montar o seu currículo, pois vai demonstrar todos os seus interesses e a disposição que você teve em buscar atividades que te fizessem crescer dentro do seu campo de atuação! 

Monte um currículo estratégico 

Uma das principais dicas de como conseguir um estágio é construir um bom currículo. Agora é a hora de listar os seus objetivos, as suas qualidades como profissional, as suas habilidades desenvolvidas até o momento na faculdade e a sua trajetória de trabalhos. O segredo de um bom currículo é ele estar sempre atualizado e ser direcionado, o máximo possível, para a área que você busca um estágio. 

No currículo deve constar, além das suas informações básicas, as suas experiências anteriores (inclusive e, principalmente, as voluntárias), as suas habilidades específicas, cursos e minicursos que você já fez na área e o que você aprendeu em cada atividade profissional. 

É importante ser claro sobre o que você deseja aprender e fazer em um estágio, colocando um objetivo no começo do currículo, como se fosse um resumo. Também é interessante que esse resumo tenha relação com a vaga que você está tentando, pois isso irá te ajudar muito a convencer o recrutador de que você é a pessoa ideal para aquele trabalho. 

Encontre vagas de estágio 

Há vários locais onde você pode procurar por vagas de estágio: murais na sua faculdade, sites de vagas de emprego ou dentro da própria universidade. Quanto antes você começar a estagiar, mais experiência e conhecimento sobre como funciona o mercado de trabalho na sua área você terá. 

Vale a pena também entrar em contato com colegas e veteranos do seu curso para que eles te mostrem como conseguir um estágio e te indiquem também para possíveis vagas. 

Independente disso tudo, você pode buscar por empresas, órgãos públicos, ONGs, etc, que você se identifica e gostaria de trabalhar. Várias instituições possuem uma área no site chamada “Trabalhe Conosco”, onde é possível incluir o seu currículo no banco de talentos. 

Invista em redes sociais profissionais e portfólio 

Você provavelmente já ouviu falar na rede social Linkedin, voltada para as atividades profissionais dos usuários. Ela é uma excelente rede para você encontrar vagas e contatos de trabalho, fazer networking e divulgar as suas habilidades e trajetória. Você também consegue encontrar seus colegas de profissão e faculdade e recomendá-los, assim como pedir recomendações de volta. Essa é uma ótima maneira de demonstrar para os empregadores que você tem ótimas qualidades profissionais. 

Caso o seu curso seja em alguma área na qual faça sentido ter um portfólio, como, por exemplo, Design Gráfico, Cinema, Jornalismo e Letras, vale a pena investir um tempo para criar o seu arquivo de trabalhos já realizados em sites especializados. Neles você pode colocar todos as atividades práticas já feitas em ordem cronológica ou de importância. 

Prepare-se para a entrevista 

Depois de muito pensar em quais lugares deseja estagiar, criar experiências dentro da faculdade, montar um ótimo currículo, buscar vagas e criar uma rede social, você já está pronto para enviar seu currículo e ser entrevistado para as posições que deseja. 

Para se preparar da melhor maneira possível para a entrevista, você deve primeiramente buscar saber mais detalhes sobre a instituição na qual pretende trabalhar. Anote quais as principais atividades e quais qualidades suas você deseja aprimorar ou que já desenvolve e que seriam úteis para o local recrutador. 

Na hora da entrevista, mostre interesse pela empresa, demonstre todas as suas habilidades que combinam com a vaga e fique tranquilo! 

Ainda ficou com dúvidas sobre como conseguir um estágio na sua área de atuação? Caso você tenha alguma questão sobre estágios no seu curso específico, deixe para a gente nos comentários que iremos te ajudar!