Tipos de sofás para apartamentos pequenos

A procura por sofás para apartamentos pequenos vem crescendo nos últimos anos. Este fato pode estar ligado aos novos formatos físicos das moradias, que estão apresentando dimensões menores. 

Toda essa diminuição nas dimensões dos apartamentos vem fazendo com que os móveis residenciais também passem por adaptações, onde cada vez mais as peças menores vêm ganhando espaço.

Para confirmar as afirmações citadas anteriormente, o presente artigo irá mostrar alguns tipos de sofás que são ideais para ambientes pequenos. Eles serão a exemplificação de como os móveis estão em processo de adaptação. 

Continua a leitura e aproveite para pegar algumas dicas. 

O sofá na composição decorativa da sala

Mesmo que a escolha dos móveis deva ser uma tarefa cautelosa para todos os ambientes, a sala sempre tem que ter uma atenção especial. Pois será neste ambiente onde os moradores passarão bastante tempo, além de ser o local de recebimento das visitas. 

O sofá é a peça principal deste cômodo, sendo que quando ele é escolhido da forma errada, é possível que toda a decoração do cômodo entre em desarmonia. 

Além das questões que envolvem o visual, o sofá também deve apresentar características físicas de conforto, além de ser funcional. Este último quesito deve ser utilizado, principalmente, quando o ambiente é pequeno. 

Veja algumas dicas para escolher sofá 

Sabendo da importância que o sofá tem em relação à composição decorativa da sala. A sua escolha, obviamente, deve ser feita com muita cautela. 

Muitas pessoas ainda acabam comprando errado, tendo que conviver com o móvel por muito tempo. Então, para que isso não aconteça com você, veja algumas dicas que facilitará a escolha:

  • Tenha noção das dimensões do ambiente

O primeiro passo para encontrar sofás para apartamentos pequenos é ter a noção exata das dimensões do ambiente. Dessa forma, será possível filtrar tamanhos que não sejam compatíveis. 

Além disso, estar com as medidas em mãos, as chances de realização de uma compra errada serão diminuídas. 

  • Faça uma boa pesquisa antes da compra

Independentemente do móvel que será adquirido, é sempre importante realizar uma pesquisa. Ela pode ser uma busca e vistoria de modelos, de preços ou até de tamanho. 

Fazendo isso, a definição da peça ideal ficará mais fácil, pois existirá muitas opções para serem comparadas antes da escolha final.

  • Defina o valor máximo a ser gasto

Ter em mente o valor que será possível gastar durante a compra fará com que outro filtro seja passado entre as opções de sofás existentes. Da mesma forma que existe uma grande variação de modelos, também existem de preços. 

Então, o certo é avaliar o seu orçamento e direcionar as buscas para as peças que se encaixam dentro do valor estipulado como máximo para a realização da compra. 

  • Escolha bem a cor do móvel

A última dica fica com a cor do sofá. Esta questão é muito importante, pois a escolha errada poderá acabar com o restante da decoração do ambiente. 

Quando o móvel é comprado para um ambiente que já se encontra com elementos decorativos, o justo é encontrar uma cor que seja harmoniosa com o restante das peças. 

Mas, se os móveis estiverem sendo comprados para um ambiente totalmente novo e vazio, as coisas mudam. Neste caso, o sofá deve ser uma das primeiras peças a serem compradas, então depois, o restante. 

Vale sempre lembrar que a escolha é única e deve seguir o perfil de cada pessoa. As dicas dadas foram apenas para quem está totalmente perdido em relação à compra de um sofá novo. 

Principais modelos de sofás para apartamentos pequenos

Saber escolher sofás para apartamentos pequenos é um passo importante. Entretanto, existe outra questão em relação à escolha que também deve ser levada em consideração, os modelos. 

Hoje existe uma infinidade de estilos e formatos de sofás no mercado. Entretanto, para apartamentos pequenos a lista pode diminuir um pouco. 

Então, para ajudar ainda mais na escolha, veja os principais modelos de sofás para apartamentos pequenos e diminua as dúvidas na hora de escolher o ideal para a sua casa:

  • Sofá de canto

Este modelo é próprio para salas bem pequenas, onde a única opção, muitas vezes, é colocá-lo no encontro de duas paredes.

  • Sofá com braço reduzido

Os braços do sofá podem ser um problema. Muitas pessoas ao comprarem a peça, acabam percebendo, durante o uso, que o braço está sendo um incômodo. 

Diante disso, comprar um sofá com braço reduzido será ideal para as adaptações do mobiliário em ambiente pequeno. 

  • Sofá sem braço

Este tipo é recomendado quando a redução do braço, citado no item anterior, não for suficiente. O modelo é ideal para salas, realmente, reduzidas e que necessitam de espaço para a movimentação dos usuários.

Os sofás não possuem braços e podem ser colocados próximos a corredores e sacadas, quando esses forem os casos.

  • Sofá retrátil 

Este é o preferido entre os citados nesta lista. Pois além de apresentar modelos que apresentam um design moderno, a possibilidade de retração faz com que ele caiba em quase todos os ambientes.

  • Sofá-cama 

O sofá-cama apresenta quase a mesma função do anterior, porém, o móvel irá se tornar uma cama para uma ou duas pessoas dormirem. É uma ótima opção tanto para quem tem sala pequena quanto para apartamentos de um quarto.

Pois dessa forma o sofá poderá virar uma cama e a sala se tornará um quarto ideal para as visitas. É incrível como esses móveis residenciais apresentam esse poder de transformação. 

A importância da escolha da loja de móveis

Diante de todas as dicas que foram apresentadas, fica evidente que o sofá é um móvel essencial para a decoração da sala ou demais ambientes.

Mas, além de saber as suas características e também as dicas para a aquisição, é preciso ficar informado em relação aos locais de compra. Porque eles também serão importantes para que os móveis sejam de qualidades e seguros. 

A Oriental Móveis é uma loja de Móveis em Santos e está há mais de 60 anos atuando nesse mercado. Então, ela possui experiência suficiente para indicar e vender os melhores sofás para apartamentos pequenos, além de outras peças de mobiliário. 

Lembre-se que os móveis serão a externalização da sua personalidade, então, siga as dicas dadas e faça a escolha certa.